5 estilos de decoração para conhecer e se inspirar

|maio 3, 2019 | Decoração

Saber as principais características dos estilos de decoração mais comuns é um pré-requisito para qualquer trabalhador e gestor de uma loja de móveis. Isso é importante, já que diversos clientes buscam itens para um tipo específico de decoração e solicitam a ajuda do vendedor.

A partir do momento em que ele domina o estilo pedido pelo cliente, pode recomendar peças e móveis específicos, com mais chances de corresponder aos gostos do possível consumidor, potencializando, assim, as chances de venda.

Continue lendo este artigo e conheça os 5 principais tipos de decoração e saiba exatamente o que indicar quando surgir este tipo de situação, realizando um melhor atendimento ao cliente.

1. Minimalista
O estilo de decoração minimalista é um dos mais escolhidos atualmente por quem está começando a montar a sua casa. Por ser bem simples, com poucos itens, dificilmente os moradores se cansam dela.

Sua característica principal é a opção pelo uso mínimo de peças no ambiente. Se enquadram nesse estilo móveis multifuncionais, de forma a oferecer o máximo de possibilidades utilizando o mínimo de espaço.

A tendência é a escolha por móveis em cores neutras (preto, branco e cinza) e materiais como madeira, acrílico e aço.

2. Moderna
O estilo moderno se assemelha ao minimalista no que concerne ao uso de pouca decoração, maior sobriedade e uso de cores neutras. Também são valorizados os móveis multifuncionais, para garantir mais áreas livres na casa.

Porém, a diferença é que ele dá uma abertura maior para alguns pontos de cores intensas, que contrastarão com a sobriedade dos demais itens. Pode-se assim, sugerir alguns itens decorativos ou móveis pequenos que tenham cores vibrantes, como vermelho e amarelo. E os materiais predominantes são: metal e vidro.

3. Rústica
No estilo rústico, privilegiam-se móveis em tons terrosos, que relembrem a concepção de vida no campo. Eles também têm um ar mais caseiro, acolhedor e aconchegante, que lembram um pouco o conceito de “casa de vó”, com móveis em estilo mais antigo.

São normalmente produzidos com madeira, poucos detalhes e superfícies pintadas. Pode-se incluir também peças de fibra natural ou vime, que também acrescentam o ar rústico à decoração.

4. Retrô
Ao contrário das anteriores, o retrô usa e abusa de cores vibrantes. O mobiliário relembra, principalmente, o estilo dos anos 1950, com peças vintage. E não importa a exuberância de cores, a extravagância é que dita o tom desse estilo.

As peças têm um forte impacto visual. As cores predominantes são laranja, vermelho, amarelo, rosa e azul. No mobiliário, inclui-se sofás alongados, poltronas arredondadas, móveis baixos e superfícies brilhantes.

5. Clássica
O estilo clássico é um dos mais fáceis de aconselhar aos clientes, porque está sempre em alta e é bastante popular. A sobriedade também dita o tom, mas não há a necessidade da redução de itens, tal como no estilo minimalista.

Os móveis têm um ar mais antigo, mas não tanto quanto o retrô e o rústico. Equilíbrio é a palavra fundamental: não se peca nem pela falta (como no estilo minimalista e moderno) e nem pelo excesso (como no retrô).

Também tem um ar mais imponente e elegante, com peças mais alongadas e mais altas. Em relação às cores, normalmente exalta-se tons como marfim, creme e branco off white. Já acerca do material tende-se ao uso de madeira e mármore.

Sabendo indicar as melhores peças para os principais estilos de decoração, torna-se mais fácil captar a atenção das pessoas e conseguir a venda, já que indicará algo bem próximo, ou exatamente o que ela deseja. Isso leva, também, à fidelização do cliente.

E é essencial que a sua loja ofereça também as melhores peças para cada um dos estilos. Entre em contato com a gente e conheça o que podemos disponibilizar para o seu negócio, de acordo com os estilos citados acima.

Compartilhar Post: